Mentoplastia (avanço ou redução de queixo)

A mentoplastia é um termo que se refere ao procedimento cirúrgico realizado para modificar a forma e o contorno do queixo, podendo ser de avanço ou de recuo. Mais comumente, esse tipo de cirurgia é procurado por pessoas que buscam maior projeção, afilamento e melhor definição do contorno facial.

Nesse caso, está indicado o avanço do mento, realizado com o deslizamento anterior da porção óssea (previamente “cortada”), e fixação da mesma na medida planejada, com placas e parafusos. Colocações de próteses (silicone, por exemplo) também podem ser cogitadas, porém com maior índice de complicações a longo prazo, segundo alguns trabalhos científicos.

Pode-se ainda tentar melhorar o contorno com injeção de gordura ou ácido hialurônico, porém com resultados mais instáveis e temporários.

Já quando há necessidade de recuo do queixo, quando o mesmo tem tamanho exagerado e/ou contorno disforme, a única opção é a mentoplastia de recuo. Nesse caso, o mento é deslocado para trás, ou até mesmo tem seu tamanho diminuído pela retirada de uma “fatia” de osso. Da mesma forma, a porção óssea “cortada” é fixada com placa e parafusos.

De maneira geral, a mentoplastia é um procedimento relativamente simples, de curta duração, e com possibilidade de alta no mesmo dia, poucas horas após o fim da cirurgia.

1
Olá, precisando de ajuda?
Powered by