Orais

Biópsias de lesões (tumores, cistos)

O que é?

Procedimento simples no qual um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica. As biópsias de face podem ser feitas com “punch”, “shaving”, curetagem ou excisão com bisturi. Todas as técnicas são precedidas por anestesia local, com risco mínimo para o paciente.

Alguns pontos são necessários para o fechamento da ferida e só devem ser removidos depois de cinco a 20 dias, dependendo da extensão e da localização. É utilizada para remoção de tumores, bolhas, paniculites ou outros processos inflamatórios profundos ou mesmo em áreas onde a excisão com bisturi gere melhores cicatrizes.

O cuidado pós-operatório é muito importante para evitar infecções que possam atrasar a cicatrização ou deixar defeitos inestéticos.

A biópsia é realizada afim de diagnosticar doenças de pele císticas, tumorais, inflamatórias, do desenvolvimento ou de depósito. Nas biópsias excisionais, o objetivo é a resolução do processo por meio da avaliação da suficiência das margens de ressecção cirúrgica.

Remoção de dentes

Elementos dentários, eventualmente, precisam ser removidos da arcada, pois podem provocar problemas à oclusão, ou até mesmo gerar alguma lesão óssea. 

O mais comumente extraído é o terceiro molar (também conhecido como “dente do siso” ou “do juízo”), mas temos indicações de remoção de dentes supranumerários, ou até mesmo outros elementos, para ajuste da mordida.

A cirurgia é realizada em consultório, sob anestesia local, com duração e pós-operatório variando de acordo com cada caso.

Abscessos

Abscesso é o nome dado ao acúmulo de secreção purulenta em uma região limitada, decorrente de alguma infecção. 

São comuns na região da face, decorrentes de algum elemento dentário comprometido, afecção de pele ou de infecção de via respiratória. Quando iniciado, um abscesso pode evoluir rapidamente, necessitando de drenagem cirúrgica para uma boa resolução.

Portanto, dependendo da região acometida, torna-se muito importante uma abordagem rápida para o correto tratamento desse quadro, evitando possíveis consequências graves!

1
Olá, precisando de ajuda?
Powered by