Otoplastia (cirurgia de orelha)

É uma cirurgia indicada para correção de alterações na morfologia da orelha(formato e/ou tamanho) que, além da questão estética, podem trazer também comprometimento funcional do ouvido. A alteração mais comum é a famosa “orelha de abano”.

Quando indicado, o procedimento cirúrgico (otoplastia), pode ser realizado desde a primeira infância (a partir de 5 anos de idade), para correção dessa inconveniente alteração de desenvolvimento. A intervenção precoce é relativamente simples, e pode evitar diversos aborrecimentos e traumas sociais.

Adultos também passam por indesejáveis momentos por conta desse problema. Muitas mulheres têm receio em prender o cabelo, por evidenciar orelhas proeminentes; já os homens tendem a ficar estigmatizados, e apresentam dificuldades no uso de bonés e chapéus.

A otoplastia é um procedimento de baixo trauma cirúrgico, podendo ser realizado com anestesia geral ou mesmo local. O risco de sangramento é baixo e o paciente pode ter alta hospitalar em algumas horas. A incisão é feita na região posterior da orelha, deixando uma discreta cicatriz.

No pós-operatório há um leve desconforto e, sob os cuidados adequados, o paciente geralmente pode voltar à sua rotina dentro de uma semana.

1
Olá, precisando de ajuda?
Powered by